EmpreendedorismoNotícias

Projeto Elas no Corre contribuiu para desenvolver negócios de mulheres empreendedoras do Cabral e Morro do Quadro

Projeto ofereceu 50h de formações para dez mulheres empreendedoras,
que também receberam notebooks como premiação final

Dedicado a fortalecer a autonomia, o empreendedorismo feminino e apoiar mulheres no desenvolvimento de seus negócios e trajetórias profissionais, o projeto “Elas no Corre” proporcionou uma série de formações, conduzidas por mulheres para dez empreendedoras de diversas faixas etárias, moradoras da região do Cabral e Morro do Quadro.

No último sábado (20/12), o projeto celebrou sua finalização com a premiação de notebooks para cada uma das participantes, em um momento especial de celebração da trajetória delas, durante o 3º Almoço Solidário do Instituto Quadro da Esperança.  “Foi uma experiência incrível, aprendemos muito. Hoje a gente consegue montar um catálogo, tirar fotos melhores para o nosso negócio. Foi essencial para o nosso negócio e nosso comércio, dentro e fora do Território. Seguimos unidas, dialogando e apoiando os negócios uma da outra”, relata Brieny Romualdo, participante e articuladora social do projeto.

Um dos propósitos do projeto foi ampliar o acesso das participantes aos conhecimentos, técnicas e ferramentas que envolvem o desenvolvimento de empreendimentos, desde o planejamento até a organização financeira e a divulgação dos produtos.

“Os conteúdos atenderam toda a faixa etária, desde as jovens até a terceira idade, com professoras sensacionais. Vamos a cada dia mais inovar nossos projetos e atender melhor à comunidade e as mulheres do nosso território”, afirmou Valquíria Silva, CEO do Instituto Quadro da Esperança.

A  primeira aula, de “Sonhos e Planejamento”, tratou dos desafios e barreiras enfrentadas pelas mulheres, levando ferramentas de organização e planejamento estratégico para a estruturação dos seus negócios. A aula foi conduzida pela arte-educadora, coach, graduanda em Psicologia e subgerente de Gestão de Serviço na Secretaria Estadual das Mulheres, Leane Barros.

Em seguida, a aula de Educação Financeira promoveu conhecimentos sobre procedimentos fundamentais na organização da renda e finanças ligadas aos negócios, com a contadora Marcela Custa, fundadora da Empresa Livre Assessoria. A terceira aula ofereceu um treinamento de Informática Básica, com a programadora e fundadora do Feministec, Larissa Barbosa.

As participantes contaram ainda com oficina de Comunicação, com Iaiá Rocha, multiartista, gestora de projetos socioculturais, criadora do Arame Sem Farpa e do FotoMelanina. A formação forneceu ferramentas fundamentais de fotografia profissional feita em casa, utilizando celulares e objetos acessíveis, além de treinamento na plataforma gratuita de design, Canva, bem como estratégias de divulgação personalizadas para seus negócios. Finalizando as formações, a oficina de Inglês Básico foi conduzida pela professora Marie Pavie, reforçando a importância do domínio do inglês para o crescimento dos negócios das participantes.

“A intenção da formação foi abrir horizontes para essas mulheres e contribuir para ampliar seus negócios. Não podemos deixar de lado o acesso às ferramentas digitais para as pessoas de periferias, por isso parte dos recursos foram destinados para a doação de notebooks”, explica Renato Moulin, coordenador do projeto.

O projeto foi realizado pelo Instituto Quadro da Esperança em parceria com o Tec Perifa, com apoio do Fundo Social Sicredi 2025, e contou com a coordenação de Valquíria Silva e Renato Moulin.

Reportagem: Lais Rocio (@laisrocio) / Calango Notícias
Fotos: Instituto Quadro da Esperança

Calango Notícias

Comment here

%d blogueiros gostam disto: