Hoje, as árvores frutíferas do Jaburu já enchem os olhos de quem vive ali e dos visitantes. Imagina depois que jabuticabeiras, goiabeiras, laranjeiras e outras plantas se espalharem por toda a comunidade? É o que pretende a Ação Frutificar.
A iniciativa tem como objetivo ocupar o morro com o verde e se espalhar por espaços degradados na comunidade, incentivando a produção de alimentos saudáveis e mais acessíveis aos moradores.
A primeira edição da ação atingiu o Circuito Verde Jaburu e uniu mais de 40 pessoas, entre moradores, alunos e professores, no dia 28 de junho, em torno de um objetivo comum: ocupar com verde um espaço antes degradado.
Os visitantes foram conduzidos pela comunidade pelos promotores de turismo local formados na primeira turma de formação do projeto Turismo do Bem, Dilce Joana e Gideon Alves (estagiário), além do presidente da Associação de Moradores Sebastião Luiz e a diretora do Grupo Nação Maria José Barreto.
A caminhada começou na Praça Judith Coutinho, em Gurigica, e seguiu rumo ao Canto do Pedrão, ao lado da Pedra do Jaburu, um local que já foi ponto viciado de lixo e agora passa por um processo de recuperação ambiental.
Ao longo do percurso, o grupo visitou pontos de interesse do Circuito Verde e conheceu histórias da região. Foram plantadas mudas de jabuticaba, goiaba, cajá-mirim, graviola e laranja, marcando o início de um novo ciclo de reflorestamento com frutíferas no bairro.
“Participar da ação Frutificar foi participar também do futuro do Jaburu. Pensar a recuperação de um espaço é projetar outras formas de viver ali”, refletiu Thaís Souto Amorim, uma das participantes.
A ação foi coordenada pelo presidente do Grupo Nação, Cosme Santos, que também é promotor de turismo do Circuito Verde; e teve a parceria de Leonardo Bis, que é professor de Sociologia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pesquisador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Sociedsde e Emancipação (Gepese).
“Foi um sábado lindo e potente. Agora é esperar frutificar para colher no futuro”, contou Leonardo. Segundo o professor, a experiência promoveu um intercâmbio importante entre os estudantes do Ifes e os moradores locais, aproximando realidades diferentes por meio da natureza.
Cosme celebrou o momento como o início de um sonho: “Quero ver o Jaburu ser referência em produção de alimentos saudáveis e energia renovável”.
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Admardo Serafim de Oliveira, em Gurigica, também marcaram presença. “Fiquei surpreso. Moro aqui há anos e não percebia a melhora que o lugar teve”, disse Sérgio Martins, aluno do curso técnico de Segurança do Trabalho no Ifes.
Para a professora de EJA Carla Carvalho de Aguiar, participar da ação foi uma oportunidade de se aproximar do território de seus alunos. “Dou aula no pé do morro, mas não conhecia o Jaburu tão de perto. Foi muito interessante.”
A Ação Frutificar pretende continuar ocupando espaços urbanos com árvores frutíferas e envolver mais comunidades na transformação ambiental e social, concluiu Cosme.
- Jaburu recebeu ação de reflorestamento com árvores frutíferas - 15 de julho de 2025
- REMÉDIOS DO MATO: saberes populares em foco - 15 de maio de 2025
- Moradores históricos tiveram suas memórias registradas na 2ª Edição do Fotografia em Movimento - 13 de dezembro de 2024
Comment here