Imagem divulgação do Curta-metragem Cores e Botas
As sessões serão nos bairros Consolação, Engenharia, Floresta, Gurigica, Bomfim e Itararé
Crianças e jovens do Território do Bem, em Vitória, terão uma boa opção de lazer durante as férias em suas próprias comunidades. O Coletivo Beco e o Conexão Perifa, entidades da sociedade civil que atuam na região, realizarão, de 6 a 16 de janeiro, o Cine Beco nas Férias. O cineclube fará 12 sessões abertas ao público, que serão nos bairros Consolação, Engenharia, Floresta, Gurigica, Bomfim e Itararé, regadas a pipocas, sucos e com cadastro para menor aprendiz e estágio para pessoas de 15 a 29 anos.
Em Consolação, as sessões serão nesta segunda-feira (6) e nesta terça-feira (7). A primeira, voltada para o público jovem, será às 18h, na quadra da Escola de Samba Pega no Samba. As obras a serem exibidos serão Periferia Sem Mãe, que aborda a violência policial no Território do Bem, e Azul da Cor do Mar, que tem como personagem principal um rapaz de 14 anos que sonha em conhecer o mar. A sessão dia 7 será para crianças, às 13h, na sede do projeto Cajun, com as obras audiovisuais Cores e Botas e O Mundo de Karma, que também fazem parte da programação infantil dos demais bairros.
Cores e Botas conta com direção de Juliana Valente. O curta se passa em 1989, quando o Xou da Xuxa, programa infantil da TV Globo, estava no auge. A personagem principal é a pequena Joana, que assim como a maioria das meninas daquela época sonhava em ser paquita. Contudo, por mais que tivesse talento, a realização de seu sonho esbarrava na cor de sua pele, já que ser branca era pré-requisito para ser paquita. O Mundo de Karma é uma animação criada pelo rapper Ludacris que trabalha o respeito às diferentes raças, o empoderamento feminino e a autoestima de crianças negras cacheadas.
No bairro Engenharia, as sessões serão nos dias 8 e 14 de janeiro. A primeira sessão, infantil, será às 18h30, na rua Joaquim José da Vitória, nº 100, próximo a rotatória do lado A. A juventude é o foco da sessão do dia 14 no bairro Engenharia, às 18h, no mesmo local, onde será exibido o documentário Parece Comigo, que explora o problema da falta de bonecas negras no mercado brasileiro e mostra o trabalho das bonequeiras que tentam mudar essa situação.
A sessão do bairro Gurigica, para crianças, será às 16h. A voltada para os jovens, às 18h30, com a exibição do documentário Favela Resiste, que retrata a realidade das comunidades do Território do Bem. Ambas acontecerão no dia 9 de janeiro, na rua Desembargador Gilson Mendonça, 465. Nos dias 10 e 11 de janeiro será a vez do bairro Floresta receber as sessões do cineclube, que serão na escadaria Rubens Santana, próximo à praça do bairro, às 18h30. A sessão infantil será no dia 10, às 18h30. A jovem, no dia 11, no mesmo horário, com o documentário Periferia sem mãe e o curta-metragem Firmina, de Izah Neiva, que conta a história de uma pintora idosa que, ao ouvir os pedidos de socorro de sua vizinha, busca ajuda-la.
No bairro Bonfim, na escadaria Antônio Bermudes, tanto a sessão jovem quanto a infantil serão às 18h30. As crianças serão as primeiras a participar, no dia 11. Além de Cores e Botas e O Mundo de Karma, também faz parte da programação Parece Comigo. No dia seguinte, é a vez do público jovem assistir Periferia Sem Mãe e Favela Resiste. A programação finaliza em Itararé, nos dias 15 e 16. Ambas sessões acontecerão às 18h30. A do dia 15, para crianças, acontecerá na praça de Itararé, com O Mundo de Karma, Cores e Botas e Parece Comigo. A do dia 16, para os jovens, será no Centro de Referência das Juventudes (CRJ), com os documentários Periferia sem mãe, Carne à Vista e Mulheres Negras: projetos do mundo. Este último levanta questões sobre o que é ser uma mulher negra no Brasil.
Texto: Divulgação
- Crianças e jovens do Território do Bem contarão com sessões do Cine Beco durante o mês de janeiro - 6 de janeiro de 2025
- Cine Beco leva o cinema para moradores do Território do Bem - 21 de novembro de 2024
- Operação da Polícia Militar no Território do Bem provoca revolta - 31 de outubro de 2024
Comment here