HabitaçãoNotícias

Família de Jaburu recebe casa reformada pelo projeto Saúde Habitacional

Foto: Thamyres Valadares 

“Não é só ter a casa reformada, é a conquista de um sonho, início de uma nova vida. Hoje minha filha dorme feliz e acorda rindo. Não tenho palavras para agradecer, porque só de ver o sorriso dos meus filhos me alegra”, diz Lorena Rodrigues, 26 anos, mãe do Bernardo, de 3 anos e Pietra, de 6.

A família é a décima beneficiada pelo projeto Saúde Habitacional que já reformou ou reconstruiu três moradias no Bairro São Benedito e sete na comunidade de Jaburu, no Território do Bem.

O projeto recebe doações de iniciativas privadas e pessoas físicas, e beneficia famílias que vivem em moradias insalubres, com estruturas fragilizadas que põem em risco a saúde e a segurança da família. Outro critério é atender mães que criam seus filhos sozinhas, como é o caso da Lorena.

Padre Kelder e Lorena Foto: Thamyres

Auxiliar de Serviços Gerais, Lorena nasceu, cresceu e cria seus filhos em uma casa que faz parte da memória da comunidade, identificada como uma das mais antigas da região e uma das primeiras construídas de alvenaria por volta da década de 1970.

Infiltrações, umidade, mofos, banheiro inabitável, falta de iluminação e ventilação. Isso tudo já justificava a necessidade de reforma, mas a residência de Lorena tinha problemas graves na cobertura, comprometendo o restante da casa.

“Vivia com meu filho no hospital com problemas respiratório. Era uma casa que estava caindo e eu nem imaginava”, conta.

A solução foi trocar toda a cobertura por um telhado novo, construir um novo Banheiro. Além de transformar dois cômodos sem uso em um quarto novo, pois a casa só tinha um quarto para a mãe e os filhos. Outra mudança foi na sala de estar sem uso que virou varanda, deixando o ambiente mais iluminado, ventilado e com um espaço saudável para as crianças brincarem.

As instalações elétricas e hidráulicas foram substituídas, e a fachada ganhou cor e um jardim, passando a compor o visual do caminho do Circuito Verde do Jaburu.

Denise, Juliana, Lorena, Cosme e Sebastião Foto: Thamyres

Depois de dois meses de reforma, a comemoração de entrega da casa da Lorena aconteceu na quarta-feira (11/10), em Jaburu, e contou com todo time de colaboradores que abraçaram o sonho da Lorena.

De casa nova, bonita e segura, Lorena e as crianças se preparam para ter um final de ano que merecem. “Será o primeiro Natal com uma felicidade imensa, porque normalmente no Natal chove, e antes alagava a casa, e eu ficava triste, estressada, agora não será mais assim porque é a nossa vez de sermos felizes!”, conclui.

“Fico feliz, porque a gente está conseguindo com esse projeto trazer assistência técnica de arquitetura e engenharia para as comunidades que já está provado que é importante, e além do mais ter dignidade de escolher sua cor, seu piso, o jeito que quer a casa. A Onze8 está formando essa ideia. Não é só uma casa, é uma referência. As pessoas vão querer multiplicar essa ideia. A gente está formando uma cultura diferente de trazer, também para comunidades profissionais de arquitetura e engenharia para as construções”, explica Renan Grisoni, arquiteto da Associação Onze8, responsável pela obra.

O projeto Saúde Habitacional conta com uma rede de colaboradores e patrocinadores que acreditam no projeto e investem para que mais famílias tenham acesso à moradia de qualidade. A realização é do Grupo Nação, Palete Parque e Ateliê de Ideias. Para a reforma da casa da Lorena, o projeto contou com patrocínio da Fortes Engenharia, através do Programa Fortificar, e colaboração da Denise Biscotto, Padre Kelder, Circuito Verde de Jaburu,  Associação de Moradores de Jaburu  e moradores da comunidade.

“A Fortes entrou nesse sonho da Lorena. Muito mais do que a entrega de uma casa, que a gente sabe de todos os benefícios que trará a essa família: segurança, dignidade na habitação. Mas é sobre o sonho. De ouvir a Lorena dizer que esse Natal vai ser diferente. Olha o quanto que a gente está trabalhando através desse projeto, e o quanto a gente têm resgatado dentro da família e também como exemplo para comunidade, de que é importante acreditar que pode ter uma vida melhor e que as pessoas estão ali para nos ajudar. Nossa empresa fica muito feliz de colaborar e está presente no recomeço da família da Lorena”, comentou Juliana Oliveira Dias, consultora de Responsabilidade Social da Fortes Engenharia.

Passe para o lado e veja um pouco da transformação da casa da Lorena, do Bernardo e da Piatra. Imagens: Associação Onze8. 

Geisiane Teixeira

Comment here

%d blogueiros gostam disto: