Fazendo ArteJuventudeNotícias

Jovens do Território do Bem produzem filme “Tá tudo Bem?”

O curta-metragem “Tá Tudo Bem?”, produzido durante oficina de cinema realizada, em dezembro/2021, no Território do Bem, pelo Cultura na Praça  já está disponível no canal do projeto no YouTube.

Em dezembro de 2021, durante cinco dias, oito jovens tiveram a oportunidade de estudar as etapas que envolvem a criação de um filme, resultando no curta-metragem. A oficina de cinema foi ministrada pelo cineasta Cris Azzi, no Instituto João XXIII, localizado no bairro Consolação. Na ocasião, também foram oferecidas duas oficinas de flipbook (técnica de animação no papel), com orientação do cineasta e coordenador do projeto Gilberto Scarpa.

Kellen e sua avó

Em “Tá Tudo Bem?”, três jovens procuram reafirmar seus desejos, escolhas e trajetórias. Em cena, Kellen Mara Ferreira Gomes, Rhayara Christinee de Oliveira e Rubi Pianca Jesus convidam as avós Maria da Penha L Lima e Neuza Muniz dos Santos a integrarem o elenco e compartilham com elas os percursos da vida e da criação. Concelita Manoel Rangel e Lea Maria Ribeiro Amon, também moradoras do Território do Bem, participam do filme, reforçando as trocas intergeracionais.

Segundo Scarpa, os jovens fizeram uma imersão no audiovisual. “Eles foram convidados a conhecer e a participar da concepção de um filme, da feitura de um roteiro, das gravações e também das cenas. Esse processo incluiu a exposição de ideias e a expressão de desejos e subjetividades. Tudo por meio da plataforma do cinema e do trabalho em grupo, o que exige escuta e diálogo. Ao final, temos o filme a ser exibido, resultado da experiência do encontro, das descobertas e aprendizados”, comenta Scarpa.

A produção do filme envolveu uma investigação sobre o patrimônio cultural do Território do Bem, trazendo à cena os moradores e suas práticas, a visualidade da região e seus espaços.

Estreia presencial de lançamento

De 12 a 14 de maio, acontece o evento gratuito de estreia presencial do curta-metragem e apresentação dos flipbooks, produzidos pelos alunos. No evento, também haverá apresentações artísticas locais, além da exibição de um filme longa-metragem para toda a família.

Filme “Tá tudo bem?” 
Rubi Pianca

Curta-metragem de: Darlyson Divale Pina, Emanuelle Catarina Miranda Pereira, Ires Aparecida da Silva Barbosa,  João Gabriel Ruas dos Santos,   Kellen Mara Ferreira Gomes, Lucas Rafael Farias do Nascimento,   Rhayara Christinee de Oliveira  e  Rubi Pianca Jesus. 

Elenco: Concelita Manoel Rangel, Kellen Mara Ferreira, Lea Maria Ribeiro Amon, Maria da Penha L Lima, Neuza Muniz dos Santos, Rhayara Christinee de Oliveira e Rubi Pianca Jesus.

SInopse: Um encontro intergeracional marcado pelo diálogo entre avós e suas netas. Três jovens procuram reafirmar seus desejos, escolhas e trajetórias respondendo à questão: está tudo bem. 

Cultura na  Praça

Desde 2017, o Cultura na Praça circula pelo país promovendo a cultura e gerando oportunidades para jovens e adolescentes de diferentes localidades. Mais de 30 mil pessoas já participaram do projeto e, juntamente com os alunos de cada comunidade, já foram produzidos 26 curtas-metragens e quatro ainda estão em fase de finalização.

O projeto Cultura Na Praça – Território do Bem é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da MedSênior e realização do Instituto Morada Vivas, Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Informações: Joyce Athiê

Fotos: Divulgação

Calango Notícias

Comment here

%d blogueiros gostam disto: