Meio AmbienteNotícias

Feira de Reciclagem fecha as comemorações da Semana do Meio Ambiente

Vitória sedia no próximo sábado, 11 de junho, no Parque Pedra da Cebola, a I Feira Livre de Reciclagem do município. O evento vai reunir diversos projetos e iniciativas de reuso de materiais recicláveis e preservação dos recursos naturais. O evento fecha a programação da semana do meio ambiente e também comemora do Dia Nacional do Catador de material reciclável, que é no dia 07 de junho.

Além da exposição de iniciativas e projetos ambientais, a feira também traz uma programação cultural e educativa para o público. Quem abre a feira é a Orquestra de Cordas da Fafi, depois tem show de teatro da Cia de Bonecos Tio Diu, com o show Valentes da Natureza, fomentada pelo Projeto Reciclo Vale, show com Chico Hosquem e Cheles Martins e muitas atividades educativas.

Para movimentar a economia feita de forma sustentável, o evento traz 17 expositores entre empreendimentos e projetos inseridos na cadeia de formação, produção e comercialização de produtos e serviços preocupados com impactos socioambiental, com consumo consciente e reciclagem.

Parceria que fazem acontecer

A Feira é uma iniciativa do Projeto Catadores São Educadores, uma iniciativa da Associação Ateliê de Ideias, das associações de catadores de materiais recicláveis de Vitória, Ascamare, Amariv e Amarv, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória, Prefeitura de Vitória, através do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (FMPDC) / PROCON/SEMCID.

A iniciativa tem como propósito apresentar ao público as propostas, ações e realizações do Projeto Catadores São Educadores que, desde 2019, tem se consolidado como uma nova experiência de sustentabilidade na cidade de Vitória, desenvolvendo práticas inovadoras de coleta seletiva, educação ambiental, aproximação e inclusão de catadores de materiais recicláveis nas organizações do segmento.

A coleta direta realizada pelas Associações de Catadores, uma das ações do Projeto Catadores São Educadores, tem colaborado para ampliar os índices de coleta seletiva do Município de Vitória, elevar a renda dos catadores organizados em associações e melhorando sua qualidade de vida dos mesmos e aproximando estes agentes dos munícipes.

Lúcio Heleno, da Amariv

Quando o projeto Catadores São Educadores teve início, em 2019, o município de Vitória coletava apenas 2,33% dos seus resíduos sólidos recicláveis. Com a contribuição do Projeto e a intensificação das ações de educação ambiental no município, esse índice ultrapassou a casa dos 3%). Este índice está acima da média nacional que é de 2,1% de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).  

“A potencialidade dos Catadores e catadoras de Materiais Recicláveis como educadores ambientais precisa ser conhecida pela Cidade de Vitória. Esses trabalhadores   organizaram um evento e estão te convidando para juntos conversarmos sobre a importância da Reciclagem, não só com os catadores, mas com mais de 10 projetos que fazem a reciclagem de produtos orgânicos, limpeza das praias, cuidam de animais e/ou fabricam produtos sustentáveis”, afirmou Leonora Mol, coordenadora da Associação Ateliê de Ideias.

“A I Feira Livre de Reciclagem de Vitória é uma ação que nos ajuda a refletir sobre todos esses fenômenos climáticos que tem assolado o mundo. Podemos fazer mais para destinar corretamente os resíduos que geramos diariamente? Podemos repensar nossas necessidades de consumo? E reduzir um pouco o que precisamos de fato para que menos matérias primas sejam extraídas da natureza? Os Catadores já dão a sua contribuição, retirando das ruas, separando e destinando corretamente milhares de toneladas de materiais recicláveis todos os dias”, declara o diretor financeiro da Amariv, Lúcio Heleno Barbosa dos Santos.

 “Falar de reciclagem é abranger quase todas as questões ambientais que tanto preocupam a sociedade atual. Este evento que estamos organizando é uma ótima oportunidade de trazer à pauta o assunto e mostrar que todos podem fazer mais. Em Vitória podemos avançar muito na qualificação da coleta seletiva, podemos fazer os moradores, empresas e instituições se engajarem mais nessa tarefa. E é por isso que estamos mobilizados, para mostrar que todos podem contribuir, e que há muitas maneiras para isso”,  diz Amanda Paula Cabral Salles– Diretora Financeira da Ascamare. 

I Feira Livre de Reciclagem de Vitória – Reciclando Ideias

Sábado – 11 de junho – 8 às 15 horas

Parque Pedra da Cebola – Entrada livre

Programação Cultural:

8h – Abertura com a apresentação da Orquestra de Cordas da Fafi

9h – Apresentação musical Chico Hosquem, com participação especial de  Cheles Martins.

10h – Apresentação Teatral  Show Valentes da Natureza – da Cia de Bonecos Tio Diu fomentada pelo Projeto Reciclo Vale

11 às 12:30h – Apresentação musical Chico Hosquem, com participação especial de  Cheles Martins.

À Tarde – Atividades educativas – Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória

Saiba mais sobre o projeto Catadores São Educadores:

Instagran: @catadoressãoeducadores

Facebook: Ateliedeideias  

Youtube: catadoreseducadores

Marina Filetti

Comment here

%d blogueiros gostam disto: