CalangoLabNotícias

Combate à desinformação ganha reforço no Território do Bem

Fotos: Thamyres Valadares 

No combate às fake news ou notícias falsas, um projeto começou a ser realizado, na última terça-feira (05/03), nos bairros que compõem o Território do Bem, na Capital.

Uma parceria entre o jornal comunitário Calango Notícias, com o professor David Nemer, da Universidade da Virgínia, dos Estados Unidos, e a jornalista Mirella Bravo, deu origem ao CalangoLab, o Laboratório de Tecnologia Social de Comunicação Comunitária.

A primeira ação começou no dia 21 de fevereiro, com o treinamento dos moradores que vão para rua realizar a pesquisa de compreensão da desinformação no Território do Bem.

Calango dando orientações para pesquisar

“O objetivo da pesquisa é compreender as formas de consumo de notícia no território, o que vai iluminar a segunda ação de formação de comunicadores populares. O combate às fake news é uma luta permanente”, contou Nemer.

Os temas e os processos identificados na pesquisa vão ajudar no combate à desinformações no dia a dia do território.

A coordenadora do Calango Notícias, Geisiane Teixeira, falou que o jornal é reconhecido pelos moradores como um veículo importante, especialmente por cobrir assuntos locais.

Agora, o Calango Notícias ganha ainda mais destaque na vida de quem mora na região ao promover essas ações que vão formar os moradores para participar de forma qualificada da produção efetiva de notícias.

Moradores/as -Pesquisadores/as

“Queremos que os moradores se apropriem da produção dos conteúdos, seguindo critérios jornalísticos para garantir que os fatos sejam registrados sem opinião, sem perder o controle da escolha dos assuntos a serem narrados a partir do olhar local”, disse Geisiane.

Para a jornalista Mirella Bravo, especialista em Comunicação Comunitária, as oficinas de formação vão democratizar o acesso ao formato de construção de notícias e, com isso, aumenta a critica dos moradores no consumo de informações. “A formação é a maneira mais transformadora de combate à desinformação”, acrescentou.

Nas imagens, registros do laboratório da pesquisa e  na capa da matéria a turma de jovens e adultos moradores que começaram  nesta terça-feira , dia 05/03 a formação em Comunicação Comunitária e Popular,  promovida pelo projeto.

Comment here

%d blogueiros gostam disto: