Meio AmbienteNotícias

Coleta de lixo irregular prejudica moradores e comerciantes em São Benedito

Na Região de São Benedito, ponto irregular de lixo causa danos para quem vive, trabalha ou visita a rua Tenente Setúbal, principal do bairro.

Imagina todos os dias você acordar, tomar seu café e ao chegar ao local de trabalho se deparar com uma cena que custa acreditar: o acesso ao local do seu negócio está bloqueado por sacolas de lixo.

Esse está sendo o dia a dia da empreendedora do ramo de designer de moda Carla Ramos, 30 anos, moradora de São Benedito, Vitória. Ela reclama que na frente do seu Ateliê, localizado na rua Tenente Setúbal, tem um ponto irregular de lixo, local onde acontece o acúmulo de resíduos. 

A questão incomoda, porque além do mau cheiro, da presença de ratos e baratas, atrapalha o trânsito e até impede o acesso dos clientes ao empreendimento. O que causa prejuízos e desmotivação da empreendedora e clientes.

A articuladora comunitária da Rota de Turismo de São Benedito, Gabrielly Almeida, contou que o local é depositado o lixo é um dos pontos importantes da rota por onde passam os visitantes. Segundo ela, quando há visitação, os turistas se deparam com um cenário péssimo, com muita sujeira e mau cheiro. 

“É triste que a atitude de uns acabam prejudicando toda a imagem que as pessoas têm da comunidade. Parece que todo mundo que mora em São Benedito é desleixado”, desabafou.  

Valmir Dantas, que é agente de desenvolvimento comunitário no Território do Bem, explicou que o problema vem causando um grande transtorno na região. 

O lixo coletado no entorno do ponto irregular fica colocado ali para facilitar o trabalho de coleta. Mas a Prefeitura não cumpre com o horário de coleta feita pelo caminhão do lixo, que é às 8 horas. No entanto, o recolhimento vem sendo feito a partir de 12 horas. 

“Além dos moradores dispensarem os lixos ali, o gari busca o lixo nos becos e reúne naquele espaço também, algo combinado com a população. A questão é que fica exposto por mais de 6 horas até o caminhão vir buscar. Mas todos os horários foram combinados entre lideranças e prefeitura”,  disse.  

O secretário da Secretaria Central de Serviço da Prefeitura de Vitória, Léo Formigão, foi procurado pela nossa reportagem e não respondeu até a publicação desta reportagem, apesar de ter sido procurado duas vezes. 

Moradores em ação

Para superar o problema, moradores do bairro já planejam uma ação. No local, será construído e pintado um muro, bem como feita jardinagem e um espaço adequado para instalação de contentores pela Prefeitura.

“Já está tudo encaminhado. No próximo mês, a comunidade organizada vai fazer um mutirão, mudar o espaço e conscientizar os moradores do entorno a descartar os resíduos no horário e local correto”, completou Valmir.

Projetos como esse já foram realizados em vários pontos irregulares e, quando há apoio da Prefeitura, com cumprimento dos horários de coleta e entrega de contentores, os moradores relatam sucesso.

Fotografias: Valmir Dantas

Reportagem: Produzida na Formação em Comunicação Comunitária e Popular, realizada pelo  CalangoLab

Calango Notícias

Comment here

%d blogueiros gostam disto: