EsporteNotícias

Como o esporte coletivo pode trazer benefícios para os moradores do Território do Bem

*Texto: Breno Coelho, Douglas Motta, Felipe Navega e Thiago Mozzer

As quadras esportivas no centro do Território do Bem são o local de uma transformação comunitária. A participação em esportes coletivos traz benefícios que vão além da atividade física para superar os obstáculos da vida cotidiana. Nesta reportagem, queremos mostrar como essas quadras unem e fortalecem os laços sociais e oferecem aos residentes oportunidades de crescimento e superação. Essa jornada esportiva contém histórias de superação e sonhos, revelando o poder transformador do esporte no Território do Bem.

Um estudo realizado pela Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que crianças que realizam esportes em grupo, como futebol e vôlei, são 10% menos propensas a sofrer de ansiedade e depressão e tinham 19% menos risco de se isolar em comparação com as sedentárias. Por outro lado, as crianças que fazem esportes individuais como atletismo possuem 16% mais risco de serem ansiosas ou depressivas e 14% mais propensas ao isolamento do que as que não se exercitam.

Isso vai de encontro com o que pensa Valmir Dantas, Coordenador do Fórum de Desenvolvimento Comunitário do Território do Bem, em Vitória. “Toda a área de lazer é uma área de convivência, uma área de entretenimento. Então, qualquer área de esporte que possa unir os adolescentes, os jovens, os adultos e as famílias é importante porque promove a união e o diálogo, além de trabalhar a questão física e a saúde das pessoas da comunidade. O esporte promove o entretenimento, promove a união, promove o trabalho coletivo, porque as pessoas, principalmente no esporte de quadra, de futebol de campo ou de praça, ele traz uma harmonia a mais para a comunidade”, afirma.

Ele ainda destaca o caráter integrador que o esporte pode gerar para as comunidades, bem como os benefícios que isso pode trazer. “Além dos benefícios individuais, os investimentos no esporte trazem um impacto de que forma? Agrega valores para a nossa comunidade. Desperta também o interesse das outras comunidades em desenvolver e interagir uma com a outra através do esporte. E também traz melhoria na qualidade de vida das pessoas. É lógico que nós, lideranças comunitárias do Território do Bem, o nosso desejo é que construam mais áreas de esporte, de lazer e de cultura para a nossa comunidade. É o que buscamos”, declara.

Quem corrobora com essa visão é o Tetê, treinador de futebol do Território do Bem. Para ele, a prática de esportes nas quadras do Território tem importância significativa para aumentar o envolvimento e a coesão entre os membros da comunidade. Ao trabalhar em um projeto social, ele percebe os efeitos expressivos no âmbito social e na saúde dos participantes.

Ele acrescenta que essas atividades são essenciais para o desenvolvimento social e físico dos jovens ao discutir o valor do projeto para as crianças. “As crianças estão muito envolvidas na iniciativa. O projeto é um projeto que não contribui só com a saúde física, mas também com a parte social, ajuda essas crianças a fortalecer os laços com a comunidade”, ressaltou Tetê

Em busca dos sonhos

Um dos beneficiados pelos projetos esportivos realizados no Território do Bem é o jovem Diogo Alves, de 16 anos. Ele é estudante e faz parte do projeto Esporte do Bem. O atleta conta que foi influenciado por seus amigos da comunidade para começar a praticar o futebol. “Comecei a jogar com 14 anos, e o motivo foi por causa dos meus colegas que eu via jogando lá no morro valendo um refrigerante, e para quem não sabe, se está valendo um refrigerante é como se fosse um jogo de Liga dos Campeões”, contou Diogo, que afirma também se inspirar no ídolo Cristiano Ronaldo.

O jovem atleta Diogo recebendo instruções do treinador Tetê. Foto: Felipe Navega

O jovem atleta destaca que melhorou sua relação com a família e com as pessoas após começar a praticar esporte. “Fiz bastante amizade nos clubes que passei, na Ponte Preta, Caxias, Vitória, comecei a ser mais comunicativo e brincalhão com a minha família, me aproximei do pessoal do bairro da Engenharia também”, ressaltou o jogador, que espera estar atuando no Flamengo e no Real Madrid em 10 anos.

Mas não é só Diogo que tem sonhos para realizar, para o diretor Valmir e o professor Tetê, existe um desejo e expectativa para que o Território do Bem possa ter mais áreas de esporte, lazer e cultura. Porém ambos enfatizam que isso depende de investimento e do poder público.

Caso esse investimento seja feito, estará assim atendendo uma demanda da população, trará mais qualidade de vida para a comunidade, promovendo a saúde, a alegria e o desenvolvimento para a região.

*Breno Coelho, Douglas Motta, Felipe Navega e Thiago Mozzer, são alunos do curso de Jornalismo da Faesa, sob supervisão da professora de Projeto Integrador V (2023/22), Lara Rosado.

Comment here

%d blogueiros gostam disto: