LiteraturaNotícias

“Esse livro é de vocês”

Foto: Thais Gobbo e Thamyres Valadares | Acervo Calango Notícias

O lançamento da obra literária “A essência dos dias: histórias de vida do Território do Bem”, aconteceu no dia 13 de julho, na Varal Agência de Comunicação, em Itararé.

Assinaturas, aplausos, emoções, música, rimas e depoimentos. A noite do dia 13 de julho, foi um marco historiográfico na vida dos moradores e moradoras do Território do Bem. O lançamento do livro “A essência dos dias: histórias de vida do Território do Bem, escrito pela jornalista Lais de Mello Rocio, 28, deixou um legado de memórias das vivências de um território que sabe na realidade o que são lutas, resistência, engajamento social e glórias.

Lais Rocio – Foto: Thais Gobbo

Participaram da celebração, na laje da @varalcomunica, em Itararé, Vitória, moradores e moradoras do Território do Bem, lideranças comunitárias da região, visitantes e participantes do Projeto da Varal “Fotografia em Movimento”, ao som do pocket show com Ione Reis e Luan Rosa, Renzo e Scarl88p, artistas do Grupo Harmonizaê que integram a Reverso Agência de Talentos, do CRJ Território do Bem.

A obra, também ganha destaque na literatura do jornalismo literário e comunitário. Lais, além de jornalista, é escritora e M.ª em Comunicação e Territorialidades. Há 10 anos, a jovem escritora produz pesquisas em torno de histórias, iniciativas e projeto ligados à cultura e às identidades de diversas comunidades. A jornalista, que tem o seu primeiro livro publicado, agradeceu a toda equipe que colaborou à publicação do trabalho e reiterou que essa conquista pertence a toda comunidade.

“Poder falar dos sonhos, das memórias, os desafios e ter conversas tão sensíveis que puderam gerar essa escrita… Esse livro, realmente, é de vocês… Essas histórias são de vocês. Eu quis, realmente, reunir um registro do que acontece nesse território, desde o dia em que ele foi criado, né! Dessa mágica que acontece mesmo… de pessoas tão engajadas, tão resistentes. Que a gente conquiste mais direitos e que a gente possa celebrar os nossos sonhos, os nossos feitos. Que a gente possa celebrar as realizações dessas pessoas como a gente tá fazendo aqui hoje”, concluiu com muita alegria.

Depoimentos de quem faz a história acontecer
Cosme Santos – Foto: Thais Gobbo

A jornalista e escritora Lais de Mello Rocio autografando seu primeiro livro em publicação. A obra é fruto de um trabalho que começou a ser elaborado em 2016. Na ocasião, o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de jornalismo foi o início da essência.

“Nesses mais de 20 anos de luta conseguimos muitas coisas: reposição de moradias, reformas de moradias, endereço cidadão, uma creche, centro de convivência, regularização fundiária, melhoria na iluminação, melhoria no esgotamento sanitário, reservatório de água, contenções de pedras, melhorias nas linhas de ônibus”, destaca Cosme Santos de Jesus, 54, agente de Desenvolvimento Local.

Valmir Rodrigues Dantas, 52, da comunidade de São Benedito, um dos idealizadores do Jornal Calango, há 35 anos colabora com a liderança comunitária do Território do Bem. O rosto não aprece na foto, mas a comunidade sabe exatamente quem ele é; a comunidade conhece o trabalhar de suas mãos, a aliança que este homem tem com o “Bem”.

Valmir Dantas – Foto: Thais Gobbo

Hoje é dia de festa pros moradores do Território do Bem. A gente unificou a região. Através dessa união, entre as lideranças comunitárias, demos oportunidade para as pessoas de dentro e fora da comunidade. Hoje, vê que as pessoas que lutaram para a ocupação desses bairros estarem representadas em um livro, é uma honraria. Isso aqui é um sonho que sonhamos juntos. A Lais faz parte da família do Bem. Você está na nossa história e agente está no seu livro”.

Crislayne Zeferina – Foto: Thais Gobbo

Crislayne Zeferina, 31, moradora do Bairro da Penha diz: “A gente construiu aqui uma nova história pra juventude negra e periférica. Eu trago esse olhar contra o racismo, contra as opressões. Eu trago no meu corpo vários retratos de outras mulheres que lutaram para que a gente conseguisse tá viva hoje. Hoje a juventude negra, a cada 23 minutos, é morta. Então, quando você chega a 31 anos e tá num livro, isso é melhor ainda”, subgerente de Inclusão Digital e Acesso ao Mercado de Trabalho”.

Abelhão – Foto: Thais Gobbo

O rapper e poeta Abelhão, nascido e criado no Território do Bem, também teve sua história narrada no livro. “Tô muito feliz de estar aqui participando desse projeto. Contar um pouco a minha história. Dói muito olhar pra trás… Saber que a gente perdeu tantos companheiros e companheiras. Nossa história é forjada de luta e de dor. Agradeço ao Grupo Nação. A gente queria cantar as coisas boas do bairro. A liderança acolheu, o Fórum Bem Maior nos acolheu”, contou.

Ler a obra

A Essência dos Dias: histórias de vida do Território do Bem. traz memórias, histórias de vida e projetos socioculturais da região, formada pelas comunidades de Bairro da Penha, São Benedito, Itararé, Bonfim, Consolação, Gurigica, Jaburu, Floresta e Engenharia. A obra está disponível gratuitamente para download, neste link.

Também há exemplares impressos disponíveis no Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, na Rua Daniel Abreu Machado, em Itararé, ao lado do Centro de Referência das Juventudes (CRJ).

Parceria

Publicado pela editora Maré, a obra A Essência dos Dias: histórias de vida do Território do Bem conta com a parceria do jornal Comunitário Calango Notícias e da Varal Agência de Comunicação/Ateliê de Ideias, e recursos do Funcultura – Edital de Incentivo à Leitura da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Passa lá na Galeria do Calango e veja mais fotos do lançamento e com a escritora.

No evento a fotógrafa Thais Gobbo fez vários retratos individuais. Para acessa-los basta  solicitar no Instagram da fotografa, link aqui. 

José Salucci

Comment here

%d blogueiros gostam disto: