Julho das PretasNotícias

Julho das Pretas debate desafios, direitos e identidade da mulher negra

Foto: Thamyres Valadares – no Sarau Palmarino

Pela primeira vez no Espírito Santo, evento reúne atividades de vários coletivos na Grande Vitória e interior. Programação inclui ações nas escolas, quilombos e presídios femininos.

Elas são negras, empoderadas, empreendedoras, mães, companheiras, irmãs, filhas e crias de favelas. Mas, por outro lado, ainda sofrem preconceito, discriminação, violência, racismo, sexismo, a falta de oportunidades e igualdade no mercado de trabalho e na representação política. Durante o mês de julho, as mulheres negras são pauta de uma grande mobilização intitulada “Julho das Pretas”.

Em sua primeira edição no Espírito Santo, o evento visa promover a reafirmação da identidade, história e resistência das mulheres negras pela busca da igualdade e oportunidades. O enfrentamento do racismo, discriminação, preconceito e demais formas de opressão são algumas temáticas em discussão, que também contarão com ações especiais em escolas, quilombos e presídios femininos.

A abertura do evento teve início no fim de semana, com live, Sarau Palmarino e a Batalha das Pretas. E uma vasta programação está prevista ao longo do mês com atrações para todas as idades.

Agenda nacional

Segundo Crislayne Zeferina, coordenadora do Coletivo Beco, o Julho das Pretas é uma agenda nacional para lembrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha – 25 de julho – marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres negras.

“A data é uma marca importante para a nossa comunidade negra, que não deve ser lembrada somente em novembro, quando se comemora o Dia da Consciência Negra (20). O movimento se trata de uma agenda política, pois esperamos que a periferia seja vista dentro do orçamento e não dentro de um discurso vazio. Onde as pessoas das nossas comunidades criem suas próprias expectativas de vida para aquele outro vizinho. E que a gente construa uma força coletiva para fazer com que os nossos futuros filhos, o futuro do Brasil sonhe com uma periferia mais humana, sem essa desigualdade e racismo estrutural que existe, e que nos mata a cada dia”, enfatiza Crislayne.

Rose – Foto: Thais Gobbo

A empreendedora Senhorita Rose destaca que esse movimento é essencial para dar visibilidade, credibilidade e reconhecimento a todo trabalho e luta das mulheres pretas ao longo dos tempos. “Nossa expectativa é ter uma maior valorização da mulher preta na sociedade e a valorização dos trabalhos sociais do movimento de mulheres pretas do estado”, diz.

Senhorita Rose acrescenta ainda que o evento vem para mostrar o quanto as mulheres pretas do nosso estado são potências, cada uma na sua área. E que o quanto os coletivos e organizações de mulheres pretas estão movimentando toda a estrutura da sociedade, e na maioria das vezes, sem ajuda do poder público.

Ana Clara e Crislayne – Foto Renato Moulin

A coordenadora de Mulheres da iniciativa Conectando MulheresAna Clara adianta que a expectativa é enorme. E que todos nós somos responsáveis por essa agenda. “A temática é uma responsabilidade coletiva. E pretendemos fazer com que esse evento faça parte do nosso calendário anual aqui no ES. Que tenha continuidade com mais mulheres e parcerias de coletivos, entidades, fóruns e estado. E através de saberes, do conhecimento, dos espaços, diálogos, da troca, entretenimento e conhecimento elas possam se encontrar, se potencializar, se reafirmar, se “pretagonizar”, afirma.

Ana Clara aproveita a oportunidade para convidar a todos para essa grande mobilização. “Precisamos estar presentes para o Julho continuar. Escolha uma data que você consiga participar, pois o que a gente está trazendo é algo nosso, e a gente precisa estar lá. É fazer com que a nossa voz, a nossa vez esteja presente. Vamos conversar, existir e sentir esse pertencimento. Porque não é somente o mês de julho, existe toda uma construção até chegarmos aqui”, lembra.

 Como surgiu o evento no ES

Crislayne Zeferina conta como surgiu a ideia de trazer o Julho das Preta para o    ES. “Eu tive a oportunidade de fazer uma viagem e participar de um debate  no Rio de Janeiro, durante um encontro de mulheres negras do Movimento Nacional de Mulheres que fazem esse Julho de forma abrangente. E aí, esse ano, enquanto Coletivo Beco, decidi trazer a proposta para o estado. Começamos a fazer reuniões, articular, fazer contatos com todos os coletivos e construímos, de maneira conjunta, esse grande cronograma”, diz.

A ativista pelas causas sociais reforça que esse movimento não é de agora. Iniciou-se há muito tempo, a partir da nossa ancestralidade, com as mulheres negras mais velhas fazendo ações e provocações dentro das comunidades, buscando melhorias como saneamento básico, falta de água, educação, entre outras.

“Somos sementes que foram plantadas por mulheres negras periféricas. Esse movimento aqui no ES começa assim. A trajetória na minha comunidade, por exemplo, tenho a lembrança da minha vó e bisa carregando água na cabeça. A minha vó lutou para que a gente tivesse água encanada na nossa região e são nesses movimentos de mulheres que nos espelhamos”, conclui Crislayne.

Confira a programação!
Batalha das Pretas – Dia 02/07/23 – Foto: Renato Moulin

Ao longo do mês, serão realizadas palestras, lançamento de livros, saraus, lives, rodas de conversas, apresentações culturais e de danças, exibição de filmes, sessão solene, torneio esportivo e diversas oficinas voltadas para a mulher negra. Destaque para a área de beleza, como as oficinas de trança nagô, automaquiagem, autocuidado, desfile para a mulher negra, entre outras.

O evento reúne vários coletivos, que desenvolvem suas programações em diversas cidades capixabas, de forma itinerante, incluindo ações especiais nas escolas, quilombos e presídios femininos.

O Julho das Pretas é uma iniciativa nacional. Aqui no ES o movimento foi organizado pelo coletivo Beco e Conectando Mulheres, iniciativas do Conexão Perifa com o apoio da Secretaria de Estado Extraordinária de Políticas para Mulheres (Sepm), Ateliê de Ideias e Tec Perifa

O Calango Notícia é parceiro nesse movimento. Nossas fotógrafas estão cobrindo grande parte das atividades do Julho das Pretas e as fotos podem ser acessadas na Galeria do Calango.

Passa lá, veja as fotos e se for usar alguma, pedimos que além de colocar os devidos créditos, também marque a fotógrafa responsável pela foto e o @calango_noticias.

Dia: 04/07 (terça)

Roda de conversa – Julho das Pretas
Local: EMEF Ceciliano Abel de Almeida
Horário: 19h

Responsável: Coletivo Beco
Participantes: Alunos da escola – Mediadora: Ana Clara, Crislayne Zeferina, Karen

Dia: 07/07 (sexta)

Açaí das Pretas
Local: Instituto Conexão Perifa
Horário: 19h – Responsável: Coletivo Beco
Participantes: Todas – Mediadora: Ana e Karen

Dia: 08/07 (sábado)

Futravinha
Local: Em frente ao Instituto Conexão Perifa
Horário: 8h às 20h
Participantes: Comunidade
Mediadora: Murilo, Ray, Marcelo, Ana e Karen – Responsável: Coletivo Beco

Oficina de Arteterapia

Horário: 8h às 12h
Local: Coletivo Beco
Mediador: Rômulo Côrrea – Responsável: Instituto Casa Lilás

Roda de Conversa – AfricanidadeS Capixaba viva sua História em busca do poder igualitário
Local: Soretama
Horário: 14h às 19h – Responsável: Coletivo Berta Lutz
Participantes: movimentos e comunidade
Mediadora: Vania

Dia: 09/07 (domingo)

Feijoada MNU

Horário: 12h às 19h
Local: Clube de Pesca
Responsável: Vanda, Wesley e Thaila
Obs. A Feijoada será servida de 12h às 15h30. Consumo de bebida no bar do clube – Teremos música ao vivo.

Dia: 10/07 (segunda)

Apresentação de repertório musical
Horário: 7h às 11h
Local: Instituto Elis Gonçalves Bairro São Benedito Cariacica-ES
Participantes: Comunidade
Mediadora: Elis

Dia: 12/07 (quarta)

Roda de Conversa Meninas negras são rainhas
Local: EMEF Zilda Andrade
Horário: 13h
Participantes: Ensino Fundamental 2- 6º ao 9º ano
Mediadora: Drica Monteiro

Dia: 14/07 (sexta)

Audiência Pública – Homenagem as Mulheres Negras

Responsável: Vereadora Karla Coser  
Local: Câmara Municipal de Vitória
Horário: 19h
Participantes: Movimento Negro e Social

AcampaFarol
Local: No farol do São Benedito
Horário: 16h30
Participantes: Comunidade

Responsável: Coletivo Beco e Fórum de Juventudes do Território do Bem (FJTB)

Dia: 15/07 (sábado)

Oficina de Trança Nagô
Local: Laje de Leidiane – Rua Braz Rubim, nº 222, Caratoíra, Vitória
Participantes: Mulheres negras, cis, trans e travestis negras, mães ou responsáveis
Mediadoras: Leidiane, Mariana, Viviane, Rayanne

Responsável: Coletivo MUCA em parceria com a Afrolei

Rolê das Pretas
Local: Em frente ao Instituto Conexão Perifa
Horário: 14h às 22h
Participantes: Comunidade e movimentos sociais

Responsável: Coletivo Beco
 

Exibição do documentário Verde Esperanza, seguido de debate
Local: Cine Metrópolis – Ufes
Horário: 14h
Participantes: Público acima de 12 anos.
Convidadas: Leilany Santos e Amanda Cabral

Responsável: FLAES – Frente pela Legalização do Aborto ES

Exibição do documentário Verde Esperanza, seguido de debate
Local: Cine Metrópoles – Ufes
Horário: 14h
Participantes: Público acima de 12 anos.
Convidadas: Leilany Santos e Amanda Cabral – Responsável: FLAES – Frente pela Legalização do Aborto ES

Dia: 16/07 (domingo)

Tarde Cultural – Julho das Pretas – Com Batalha de Poesia (Viaslam), Brechó, cineclube e muito mais
Local: Kasa Raiz – Espaço bistrô – Rua São José dos Campos, n 10, Marcilio de Noronha, Viana – ES
Horário: Início às 16h
Participantes: Aberto a todo público
Mediadora: Drica Coelho e Erick Zibral

Dia: 18/07 (terça)

Roda de conversa – Mulheres Negras Encarceradas
Horário: 13h
Local: São Mateus – Presidio Feminino
Participantes: Detentas
Mediadora: Barbara Brasil – Responsável: SESM, Coletivo Beco, Frente pelo Desencarceramento

Cine Clube e Roda de conversa Mulheres Pretas que nos Inspiram
Local: Rua Anhanguera, nº 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha, ES
Horário: 19h às 21h
Participantes: Mulheres em geral
Mediadora: Sarah Abner Elis Gonçalves (Trançadeira Contadora de Histórias) – Responsável: Cine Por Elas

 Dia: 19/07 (quarta)

Roda de conversa – Mulheres Negras encarceradas
Horário: 13h  – Local: Viana Presidio LGBT
Participantes: Detentas
Mediadora: Barbara Brasil – Responsável: SESM, Coletivo Beco, Frente pelo Desencarceramento

Dia: 20/07 (quinta)

Roda de Conversa – Mulheres Negras encarceradas
Horário: 13h
Local: Bubu Cariacica
Participantes: Detentas
Mediadora: Barbara Brasil – Responsável: SESM, Coletivo Beco, Frente pelo Desencarceramento

Dia: 21/07 (sexta)

Roda de conversa – Mulheres Negras LGBTQIA+
Horário: 13h
Local: LGBT Trans Viana encarceradas
Participantes: detentas
Mediadora: Barbara Brasil – Responsável: SESM, Coletivo Beco, Frente pelo desencarceramento

Sarau e Homenagem – Pérolas Negras
Horário: 18h30 às 22h30
Local: Casa dos Bragas, Rua 25 de Março – Centro
Participantes: Comunidade, grupos e coletivos
Mediadora: Rosilaine Moreira e Luciene Francelino – Responsável: Instituto Fepnes + Diversidades

Dia: 22/07 (sábado)

Oficina de Automaquiagem
Local: ocupação Chico Prego (Em frente ao Fórum Civil Muniz Freire) – Vitória
Horário: 9h às 12h
Participantes: 10 Mulheres da ocupação
Professora: Natasha Colar – Responsável: Cine Por Elas Tema: Oficina de Automaquiagem com Natasha Colar

Dia: 24/07 (segunda)

Oficina de Arteterapia
Horário: 8h às 12h
Local: Coletivo Beco
Mediador: Rômulo Côrrea – Responsável: Instituto Casa Lilás

O amor preto em pauta
Local: Coletivo Beco
Horário: 18:30
Mediadora: Claudia Sales – Participantes: Mulheres do Território do Bem – Responsável: Psicóloga Claudia Sales – Casa Lilás

Dia: 25/07 (terça)

Papo de mulheres pretas: O autocuidado com o corpo feminino preto como processo político
Local: Auditório da SEMCID
Horário da ação: 9h
Mediadora: Helô
Palestrantes: Andressa, Ariane e Viviane
Observação: Oficina de auto-massagem e autocuidado – Responsável: Coordenação de Políticas dos Direitos da População Negra

Marcha das mulheres negras

Local: Centro de Vitória
Horário: 15h
Participantes: Comunidade e movimentos sociais

Responsável: Fórum Nacional de Mulheres Negras

Roda de Conversa Literária do Livro Virginia Mordida da autora Jeovanna Vieira
Local: Rua Anhanguera, 16, Cristóvão Colombo, Vila Velha, ES
Horário: 19h às 22h
Participantes: Mulheres em geral
Mediadoras: Cibele Verrangia, Suely Bispo e Jeovanna Vieira

Responsável: Cine Por Elas

Dia: 26/07 (quarta)

Roda de Conversa Meninas Negras são Rainhas
Horário: 8h – Local: EMEF ZILDA ANDRADE
Participantes: Ensino Fundamental 2- 6º ao 9º ano – matutino
Mediadora: Ana, Drica e Karen – Responsável: Coletivo Beco e Coletivo Amara

Roda de Conversa Meninas Negras Rainha
Horário: 10h
Local: EMEF Suzete Cuendet Qual turma: 8 ano
Responsável da atividade: Sani Gomes, Karen e Ana

Aulão de Break
Horário: 16h
Local: EMEF Suzete Cuendet
Turma: 8º ano
Representante responsável da escola: Sani Gomes
Responsável da atividade: Vivi Cunha

Dia: 27/07 (quinta)

Meninas Negras são Rainhas – Julho das Pretas
Local: EMEF MARIA STELLA DE NOVAES
Participantes: Fundamental 8º e 9º anos- matutino e vespertino
Mediadora: Ana, Drica e Karen – Responsável: Coletivo Beco e Coletivo Amara

Dias: 23 a 29/07

Semana Literária
Local: Virtual no Instagram da Varal Agência de comunicação
Responsável: Sheila Nogueira / Varal Agência de Comunicação

Dia: 28/07 (sexta)

Roda de Conversa – A saúde mental da mulher preta, cartas de afeto para mulheres inspiradoras
Local: Auditório da OAB
Horário: 9h
Palestrantes: Hellen, Jessica, Helo (Conegro), Josi, Fayda Belo
Mediação: Crislayne Zeferina
Público alvo: graduandos, movimentos sociais e negro, advogadas, jovens, mulheres pretas

Roda de Conversa Meninas Negras são Rainhas
Local: EMEF PAULO ROBERTO – São Benedito
Participantes: Fundamental:- 5º anos – vespertino
Mediadora: Ana, Drica, Serena e Karen – Responsável: Coletivo Beco e Coletivo Amara

Dia: 29/07 (sábado)

Ação Direito de Ser

Horário: 9h às 13h
Local: Rua Rafael Jantorno, s/n, Santa Tereza
Participantes: comunidade, movimentos
Responsável: Viviane e Joca – Horta Santa Tereza

Encontro de mulheres pretas fazendo ciências

Horário: 10h
UFES-ES (ciências sociais, biológicas e exatas)
Local: Meeting
Participantes: Público Alvo, Mulheres pretas que estejam no mestrado e ou doutorado Mediadora: Renata Costa

Ação Literária

Horário: 10h
Local: Instituto Conexão Perifa
Participantes: Comunidade, movimentos
Responsável: Varal Agência de Comunicação e Coletivo Beco

VII ENCONTRO DAS COROAS

Horário: 14h
Local: Central Carapina – Caminho do Bem
Responsável: Fátima Tolentino – MNU/ES CONEM/ES 

Dia: 29/07 (sábado)

Conversa Toda presa é uma Presa Política!

Live no Instagram @desencarceraes
Horário da ação: 19h
Participantes: Marcella Silva e Iya Batia
Mediadora: Ana Nery

Responsável: Desencarcera ES

Encontro de Mulheres Pretas fazendo ciência no ES (ciências sociais, biológicas e exatas)
Horário: 10h
Local: Meeting – Participantes: Público-alvo Mulheres pretas que estejam no mestrado e ou doutorado.
Mediadora: Renata Costa – Responsável: Dandara Silva Cabral – Tel 27-99259840

Por dentro do Julho das Pretas

O Julho das Pretas remete ao dia 25 de julho, quando é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data foi sancionada através da Lei nº 12.987/2014, que entrou em vigor no dia 02 de junho de 2014.

Tereza foi líder e rainha do quilombo Quariterê no século XVIII. Por meio da sua liderança, resistiram à escravidão por duas décadas até que o acampamento foi arrasado por forças do Estado a mando de Luiz Pinto de Souza Coutinho, então governador da capitania do Mato Grosso. Os registros históricos apontam que parte da população foi exterminada enquanto outra aprisionada.

A homenagem à Tereza de Benguela foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, marco internacional da luta e da resistência da mulher negra, criado em 25 de julho de 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, na República Dominicana.

Fonte: Informações desse trecho do texto foram retiradas da Internet

 

 

 

Tatiana Ribeiro

Comment here

%d blogueiros gostam disto: