JuventudeNotícias

Festival de Pipas debate Direitos das Crianças e Adolescentes do Território do Bem

O Coletivo Beco, criado no Bairro da Penha e que visa dialogar com todo Território do Bem, realizará, em 27 de outubro, o I Festival de Pipas na Pedra. O evento, que será na Pedra do Bairro da Penha, em Vitória, tem o objetivo de promover rodas de conversa e debates a respeito dos direitos das crianças, adolescentes e juventude do Território do Bem. Além disso, o festival contará com brincadeiras, distribuição de doces, sorteios, oficinas e desfile das pipas.

O projeto é financiado pela EDP e recebe apoio do Fórum Bem Maior, Ateliê de Ideias, Fórum de Juventude do Território do Bem, projeto Beco de Todas as Cores, Fórum Estadual de Juventude Negra (Fejunes), além da própria comunidade. O público estimado para o evento é de 300 pessoas.

A pipa é um dos símbolos do lazer no Território do Bem e o festival também fará diálogos de alerta a respeito dos perigos que envolvem essa brincadeira, abordando a segurança nos fios de energia e diversão sem cerol. De acordo com os organizadores, outras oficinas de pipa e graffiti serão oferecidas, nos dias 6 e 13 de outubro.

“É preciso olhar nossos espaços e nossas histórias como forma de alternativa de inclusão das políticas públicas de lazer, garantida no estatuto de juventude, e não como um empecilho. Explorar nossos espaços com direitos e investimentos é melhor que explorar com fardas e violências”, afirmou uma das organizadoras do evento, Crislayne Zeferina.

No dia 11 de setembro aconteceu a primeira reunião de organização e, segundo Zeferina, contou com grande adesão dos moradores, o que deixou o coletivo organizador ainda mais esperançoso. “Sou jovem, negra e moradora do Território do Bem. Vejo que meu lugar virou alvo da ‘segurança pública’, que entram todos os dias nas periferias com muito preconceito e violência, à procura dos corpos pretos. É preciso pensar em alternativas de criar espaços de ensino e esperança para as comunidades periféricas. Ver os moradores apoiando isso me trouxe muita alegria”, contou.

Serviço
Festival de Pipas do Território do Bem
Data do festival: 27 de outubro
Data das oficinas: 06 e 13 de outubro
Horário: 14h
Local: Pedra do Bairro da Penha
Mais informações: 27- 996536975

Comment here

%d blogueiros gostam disto: