Fazendo ArteNotícias

Luz, Câmera, Ação! Exposição revela as belezas do Território do Bem

Monóculo exposição bem de perto

É a Exposição Fotográfica Bem de Perto, resultado do olhar atento e apaixonado de um grupo de fotógrafos apaixonados pela comunidade. A Mostra pode ser vista de terça a quinta-feira, de 14 às 18 hs, ou pré-agendada por telefone, na Agência Varal, em Itararé, Vitória

Um olhar afetuoso de quem conhece, convive e é apaixonado pelas pessoas e pelo lugar onde vive, a disposição de quem sempre busca o novo em sentimentos e cotidianos, e uma câmera na mão. Tudo isso junto e misturado e o que surge é surpreendente. E mostrar o resultado dessa aventura que envolve carinho, consciência e técnica só mesmo uma exposição também cheia de agradáveis nuances e muitas surpresas.

Ficou curioso? É a Exposição Fotográfica Bem de Perto que reúne fotografias de um grupo de profissionais que durante seis meses percorreram as oito comunidades do Território do Bem – Poligonal 1 de Vitória – em busca de belezas que passam despercebidas no cotidiano de seus moradores e da cidade.

Quadro Bem de Perto

A mostra está sediada na Associação Ateliê de Ideias/Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação Comunitária, em Itararé, Vitória. É aberta ao público e pode ser visitada de terça a quinta-feira, de 14 às 18 horas, ou pela manhã em visitas pré-agendadas pelo telefone (27) 3244-7404.

O trabalho, que reuniu os fotógrafos Claudio Postay e Thais Gobbo, Bernardo Firme, Marly Rodrigues, Carol Almeida e Romildo Neves. E a montagem da exposição foi orientada por Sheila Nogueira, especialista em Marketing Social.

O visitante vai poder desfrutar de um trabalho fotográfico intenso, e também vai poder viajar em diversos e diferentes formatos de montagem. Além dos tradicionais porta-retratos e quadros nas paredes, vai encontrar fotos em monóculos, uma coisa que muitos nunca viram; vai investigar pequenas fotos com uma lupa; vai encontrar seu território e seus personagens em potes de vidro, e ainda montar quebra-cabeças das próprias fotografias em exposição.

Quebra cabeça bem de perto

“A periferia e as comunidades vistas de longe são no imaginário social um amontoado de casas, mas Bem de Perto elas podem ser poesia e encantamento. Bem de Perto todo mundo é parecido. Bem de Perto estamos debaixo do mesmo céu, mas aqui a luz é para trazer imagens que aproximam pessoas e lugares”, afirma Sheila Nogueira, uma das responsáveis pela Mostra.

Os registros mostram cotidianos destas comunidades, comuns em qualquer cidade do mundo através da fotografia. “As desigualdades sociais existem, mas sobre o prisma humano somos muito parecidos”, destacou a coordenadora da Varal Geisiane Teixeira.

Para Thais Gobbo o olhar bem de perto aproxima as pessoas com sentimentos. “Olhar bem de perto revela sorrisos, abraços, carinhos, cantos, formas de cultura, coisas boas de qualquer lugar”. Claudio Postay, fotografo profissional há 30 anos, afirma: “Captar as belezas e o potencial destas comunidades em fotos tão de perto é inexplicável”.


Álbum da Exposição Bem de Perto

Personagens

Personagens bem de perto

Personagem da exposição, a pedagoga e coordenadora de um projeto social, Alessandra dos Santos Moreira, 39 anos, moradora de Jaburu, levou um grupo de 10 jovens para ver o trabalho. “Nossa comunidade tem muitas potencialidades que são reveladas pouco a pouco” afirmou.

Personagens bem de perto

Os netos de Irani de Novaes Correa (61), Lara e Julio, 10 anos, também foram personagens da Mostra. “Eles criaram raízes na comunidade, lastros que os trazem para o bairro todo final de semana e feriado. Adoram brincar na pracinha, onde encontram os amigos”, afirma a avó diante da fotografia das crianças.

Personagens bem de perto

Artes Visuais

O Projeto Bem de Perto foi executado pela Associação Ateliê de Ideias e o Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação Comunitária. É financiado pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), aprovado no Edital 016 de Artes Visuais de 2017 da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-ES).

Artes Visuais

O Projeto Bem de Perto foi executado pela Associação Ateliê de Ideias e o Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação Comunitária. É financiado pelo Fundo Estadual de Cultura (Funcultura), aprovado no Edital 016 de Artes Visuais de 2017 da Secretaria Estadual de Cultura (Secult-ES).

Serviço

Exposição Fotográfica Bem de Perto
Aberta diariamente, de  14 às 18h, e visitas pré-agendadas pelo telefone (27) 99922-3095.
Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação.
Rua Daniel Abreu Machado, 383 – Itararé, Vitória ES
Entrada livre
 
Texto: Marina Filetti – (27) 98848-4304
Fotos: Bernardo Firme e Varal  

Marina Filetti

Comment here

%d blogueiros gostam disto: