NotíciasTurismo Local

Mirante do Jaburu é uma atração para moradores e turistas

Foto: Thais Gobbo

O Mirante do Jaburu é um dos pontos turísticos mais importantes do Território do Bem e que proporciona uma das mais belas vistas da Baia de Vitória. Mas para quem mora na comunidade ele é muito mais do que uma atração turística, é um ponto de encontro e de convivência, de troca de afetos, onde é possível brincar e também fazer bons negócios.

Quem chegou ao bairro quando ainda era preciso subir o morro com uma lata d’água na cabeça, vê as transformações que melhoraram a qualidade de vida em Jaburu com muita alegria. “Vi a chegada da água encanada, a abertura da rua e muitas outras melhorias, mas a construção do Mirante me deixou muito feliz” conta Dona Eliene Tomás de Jesus, de 54 anos, mãe de três filhos, moradora da comunidade há 21 anos.

Eliene se orgulha ao afirmar que é vizinha do Mirante por morar bem de frente para o local. “O Mirante é o local onde meus filhos brincaram e meus cinco netos brincam agora. É o nosso espaço de lazer, onde a comunidade se encontra para conversar, para trocar ideias, e onde a criançada se reúne para brincar. Tudo é no Mirante”, declara.

Foto: Thais Gobbo

Como a maioria dos moradores da Comunidade que vieram de outros estados, Eliuzia de Jesus Oliveira, 52 anos, deixou a cidade de Porto Seguro, na Bahia, e veio para o Espírito Santo, vindo morar na comunidade do Jaburu. E foi no Mirante que ela encontrou seu novo porto seguro, pois instalou ali seu negócio, o trailer Eron Lonches.

Bem acolhidos pela comunidade, ela e o marido Eron Ornelas Andrade, viram no Mirante uma oportunidade de abrir o próprio negócio. “Vem muitos turistas aqui, que apreciam muito a vista do local. Mas a própria comunidade também se encontra muito no local, então nos animamos. Começamos com uma pequena barraca, mas hoje temos nosso próprio trailer”, conta ela orgulhosa.

Eliuzia diz que se desdobrava trabalhando na praia, onde vendia churrasquinho e outras comidas, com o trabalho no trailer. “O Mirante do Jaburu sempre foi minha base sólida, foi de onde tiramos recursos para fazer nossa casa, comprar nosso carro, e ajudar nossos cinco filhos a estudar”, ressalta.

Por causa da pandemia do Novo Coronavírus, ela afirma que os turistas diminuíram e, com isso, as vendas caíram um pouco. Agora os clientes são da própria comunidade, mesmo assim destaca que vale a pena continuar aberto. “Tenho muito orgulho de trabalhar ao lado do mirante, isso me deixa feliz”, conclui Eliuzia.

Foto: Thais Gobbo

Inaugurado em 2001, junto com a Rua Maria da Paixão Santos, que liga Jaburu /Gurigica, o Mirante do Jaburu já contou com algumas reformas. Muitas das melhorias foram realizadas pelos próprios moradores, que se orgulham do espaço e reconhecem a importância do local para comunidade.  O presidente da Associação de Moradores de Jaburu, Sebastião Luiz Castro, lembra que o Mirante já recebeu visitantes vindos de vários locais do país, inclusive estrangeiros que subiram ao Jaburu para apreciarem uma das mais belas e bem localizadas vista da Capital.

“Além de aquecer o turismo, o Mirante é uma referência comunitária. Ali está o ponto final do ônibus, local de chegada e partida, com muitos comércios no entorno. Um local em que os moradores recebem suas compras de material de construção, por exemplo, e, além de tudo, o espaço em que a Associação de Moradores, o Grupo Nação e outras iniciativas socioculturais realizam eventos que trazem lazer e geram renda para os moradores”, finalizou.

Marina Filetti

Comment here

%d blogueiros gostam disto: