EducaçãoNotíciasTurismo Local

Inscrições abertas para cursos técnicos no Ifes Vitória

Foto: @laaizacosta

Em tempos de crise econômica e desemprego, uma boa formação faz toda a diferença. Então a hora de entrar nesta jornada rumo a um ensino de qualidade é agora. O Instituto Federal do ES, em Vitória (@ifesvitoria), está com inscrições abertas, até o dia 02 de novembro, no processo seletivo para cursos técnicos, que começam no primeiro semestre de 2022.

São cursos do Projeto da Educação de Jovens e Adultos (Proeja) com oportunidades para quem tem mais de 18 anos e não concluiu o ensino médio na idade regular.

Tem vagas para cursos técnicos de Guia de Turismo, Hospedagem, Metalurgia e Segurança do Trabalho, na modalidade presencial. As inscrições acontecem por sistema on-line. A taxa é de R$50. O período para pedir a isenção (gratuidade) da taxa acabou na última quarta-feira (27).

Os candidatos devem ficar atentos aos próximos passos para garantir suas inscrições. O resultado preliminar dos pedidos será divulgado no dia 3 de novembro. Eles poderão apresentar recurso, também via sistema on-line, na área do candidato, nos dias 4 e 5 de novembro. O resultado final sai no dia 8, e o prazo para quitar a taxa, caso não tenha sido contemplado, vai até 10 de novembro.

Ações afirmativas (cotas)

Para todos os cursos, 50% das vagas são reservadas às ações afirmativas, que contemplam quem tenha cursado todo o ensino fundamental em escola pública. As ações são divididas em duas partes, seguindo critérios de renda: metade das vagas para quem tem renda familiar per capita igual ou menor a R$ 1.650 e metade das vagas sem necessidade de comprovação de renda. Dentro cada uma dessas metades, há a reserva para quem se autodeclara preto, pardo, indígena, ou de outras etnias, e ainda pessoa com deficiência.

Os que concorrerem às vagas de pessoa com deficiência deverão anexar laudo médico ao sistema de inscrição, com atenção para o pedido nos editais. Os estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou outras etnias passarão por uma comissão verificadora da autodeclaração.

O candidato fará a opção pela ação afirmativa a que pode concorrer ou pelas vagas de ampla concorrência no momento da inscrição. Tanto no sorteio quanto na análise de histórico escolar, a classificação dos candidatos será feita entre os inscritos para cada curso e tipo de ação afirmativa ou ampla concorrência.

Foto: @laaizacosta

A HORA É AGORA – CLIQUE AQUI E VEJA O PASSO A PASSO PARA DE COMO FAZER A INSCRIÇÃO.

Faça como o jovem Juliano Balbino, morador do Território do Bem, que passou pelo Proeja e fundou com um grupo de amigos/as, em 2018, o Coletivo @tournofarol. “Nossa ideia é investir no potencial turístico da nossa região, criar rotas turísticas, divulgar as belezas locais e mostrar nossa gastronomia. Nesse sentido, o curso de turismo foi muito bom para mim porque me deu um norte de como investir na minha comunidade, além de ser de graça e ser no Ifes”, diz Juliano que hoje é técnico em Turismo pelo Instituto Federal do Espírito Santo.

Saiba mais pelo site www.ifes.edu.br

Foto de capa: @laaizacosta

Artes: Divulgação do Ifes Vitória.

Marina Filetti

Comment here

%d blogueiros gostam disto: