Catadores São EducadoresMeio AmbienteNotícias

Novo canal no Youtube aborda reciclagem, consumo consciente e cuidados ambientais

O canal foi criado pelo projeto Catadores São Educadores com  uma série de vídeos cujo principal objetivo é dialogar com a população de Vitória sobre sustentabilidade.

As ferramentas e recursos audiovisuais são instrumentos importantes nos processos educacionais, de conscientização da população e que ganharam ainda mais força com popularização da internet. Acreditando no potencial deste recurso, o projeto Catadores São Educadores, que tem como objetivo contribuir com a sustentabilidade da cidade de Vitória e com a valorização do catador de materiais recicláveis, criou seu próprio canal do Youtube.

O canal Catadores São Educadores  abriga uma série de vídeos institucionais e educativos que abordam temas importantes para os catadores de materiais recicláveis   e para a comunidade em geral, como: Apresentação

das associações de catadores, consumo consciente, separação adequada de resíduos, preservação ambiental e outros assuntos são abordados no canal.

O projeto Catadores São Educadores é realizado pela Associação Ateliê de Ideias em parceria com três associações de catadores – Ascamare, Amariv e Amarv, e a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), através da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) – Procon Municipal e Gerência de Fomento ao Trabalho.

Vídeos 

A série  de 17 episódios – institucionais e educativos – foi produzida pela produtora Viella Films, com conteúdo e roteiro definido pelas próprias associações de catadores. O diretor Jairo Santos afirmou que, mesmo já tendo atuado com  produção de conteúdo ambiental,  a vivência com os catadores e associações foi inédita, se deu na prática, no universo da coleta de materiais recicláveis.

“Poder trabalhar com esses profissionais, além de amadurecer a compreensão sobre os resíduos, seu descarte de forma correta e a relevância dessa profissão para a sociedade, nos faz também entender que numa ótica ambiental e de sustentabilidade, essa é uma missão de todos nós”, Afirmou Jairo.

A importância dos Catadores

A coordenadora da Associação Ateliê de Ideias, Leonora Mol, explica que a produção dos vídeos era uma das metas do Projeto Catadores São Educadores para 2019.  Além de serem utilizados nos processos educacionais e de conscientização, eles também podem ajudar a refletir sobre como a sociedade lida com os resíduos que ela gera no dia a dia, seja em casa, na empresa ou em uma instituição.

Leonora afirma que a nossa relação com o meio ambiente precisa ser modificada. E uma das formas de colaborar com o nosso planeta é entendendo a importância da reciclagem, do consumo consciente e o papel dos catadores no nosso dia a dia. “Estes, além de gerar trabalho e renda para suas famílias, nos ajudam a perceber a importância do cuidado com o meio ambiente, o cuidado com as nossas relações de consumo e como lidamos com os resíduos que geramos. Com este canal podemos colaborar ainda mais para que a sociedade reflita sobre o seu papel como consumidora e a importância dos catadores como educadores.”

Âncoras

Os âncoras dos vídeos educacionais são dois catadores de materiais recicláveis. Lúcio Heleno Barbosa dos Santos, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv), e Amanda Paula, diretora da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória (Ascamare). “Esta série de vídeos possibilita que mais informações cheguem às pessoas, sobre como funciona nossas organizações, reconhecer os materiais que são recicláveis ou não, como separar devidamente seus resíduos. Tudo isso está lá no canal, é só acessar. Podemos e devemos contribuir mais para a qualidade de vida da nossa cidade”, afirmou Lúcio Heleno.

Saiba mais sobre o Projeto Catadores São Educadores nas redes sociais:

Facebok – Associação Ateliê de Ideias

Instagran – Catadores São Educadores

Youtube – Catadores São Educadores

Mais informações:

Leonora Mol – 98807-2457 – Coordenadora

Marina Filetti – 98848-4304 – Assessoria de Comunicação

Saiba mais sobre as Associações de Catadores de Vitória e contribua com a qualidade de vida da sua cidade separando adequadamente os materiais recicláveis do lixo úmido. A cidade agradece!

Ascamare Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória – Rua Construtor Camio Gianordoli, 117 – Consolação – Vitória – ES (27) 99926-0560.

AmarivR. Elvira Zilio, 269 – Mário Cypreste, Vitória – ES, 29026-080 – (27) 99518-0951.

AmarvRua Joaquim Leopoldino Lopes, 580—Consolação – Vitória – ES (27) 997927980.

Marina Filetti

Comment here

%d blogueiros gostam disto: