Ateliê de IdeiasCatadores São EducadoresNotícias

Sebrae-ES e Associação de Catadores firmam parceria para a coleta seletiva direta de materiais recicláveis na Instituição

A união de esforços em busca da sustentabilidade na cidade de Vitória.  Este é intuito da parceria firmada entre a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Vitória (Amarv)  e o Sebrae-ES para a coleta direta de resíduos recicláveis produzidos  na Instituição.

O contrato de coleta direta foi assinado na tarde desta quinta-feira, 25 de julho, na sede da Amarv, no bairro Consolação em Vitória, pelo superintendente do Sebrae-ES Pedro Rigo, e a presidente da Amarv Maria Aparecida da Silva Pereira. Participaram também diretores e técnicos dos sebrae-ES, representantes das Associações de Catadores de Vitória e a coordenadora da Associação Ateliê de Ideias, Leonora Mol.

A coleta direta é parte das ações do projeto Catadores São Educadores realizado pela Associação Ateliê de Ideias, em parceria com a Prefeitura de Vitória através da Secretaria de Cidadania,  Direitos Humanos e Trabalho e Procon Municipal. O objetivo é fazer com que os resíduos recicláveis cheguem até as associações de forma direta e com mais qualidade, o que garante mais qualidade do material na hora da comercialização e aumenta a coleta seletiva no município.

De acordo com a diretora da Associação de Catadores de Materais Recicláveis de Vitória (Ascamare), Josimeire Jesus dos Santos, com a chegada do Projeto Catadores São Educadores que proporcionou a coleta direta aumentou a produção da entidade. “Antes chegávamos a 40 toneladas por mês de material separado, agora estamos atingindo a meta de 60 toneladas/mês. Isso proporcionou o aumento também da renda dos catadores”, afirmou.

O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, destacou que a instituição não produz uma grande quantidade de resíduos, mas que a parceria é importante no processo de conscientização e mobilização para a destinação adequada do problema na Instituição. “Isso vai colaborar para que toda a equipe do Sebrae-ES cuide adequadamente do seu resíduo e leve essa ideia para a população”, afirmou.

Ele destacou também que com a da assinatura do contrato, o Sebrae-ES está se aproximando dos catadores, o que pode gerar novas parcerias e projetos. “Esperamos criar uma onda positiva, avançando em novas parcerias, na área de formação por exemplo. Os catadores são educadores, prestam um importante serviço ambiental e podem avançar na gestão do seu negócio” declarou.

Para a presidente da Amarv, Maria Aparecida Pereira, a aproximação com o Sebrae-ES abre portas para novas parcerias e dá visibilidade para as ações dos catadores. “Esse contrato é muito importante para a divulgação do nosso trabalho. Cada um faz um pouco e tudo dá certo. É uma vitória para nós”, afirmou.

Leonora Mol, coordenada do Ateliê de Ideias, ao apresentar o Projeto Catadores São Educadores, destacou os desafios da luta pela reciclagem, como necessidade de ampliar a colaboração da população na destinação adequada de seus resíduos e na compreensão do trabalho dos catadores e das associações.

“Os catadores e catadoras, pois a maioria são mulheres, não querem ser foco de políticas de assistência social, mas lutam para ser incluídos como trabalhadores importantes para as cidades, que atuam com os princípios da economia solidária, da inclusão. E o Sebrae pode colaborar muito para que o negócio social destes trabalhadores seja ainda mais sustentável e rentável”, declarou.

Saiba mais sobre o projeto Catadores São Educadores:

Facebook e Blog da Associação Ateliê de Ideias

Mais informações:

Leonora Mol – Coordenadora do Projeto: 98807-2457

Marina Filetti – Ass. Comunicação: 98848-4304

Saiba mais sobre as Associações de Catadores de Vitória e contribua com a qualidade de vida da sua cidade separando adequadamente os materiais recicláveis do lixo úmido. A cidade agradece!

Ascamare – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Vitória – Rua Construtor Camio Gianordoli, 117 – Consolação – Vitória – ES (27) 99926-0560

Facebook – Ascamare Vitória

Amariv- R. Elvira Zilio, 269 – Mário Cypreste, Vitória – ES, 29026-080

(27) 99518-0951 – Facebook – Amariv Vitória

Amarv—Rua Joaquim Leopoldino Lopes, 580—Consolação – Vitória – ES (27) 997927980-  Facebook – Amarv Vitória

Foto: Sebrae-ES

Marina Filetti

Jornalista formada pela Ufes, com especialização em Gestão Cultural pelo Ifes/Ministério da Cultura. Atua a mais de 20 anos em projetos socioculturais, como a Varal Agência de Comunicação.
Marina Filetti

Comment here